
A moradora de Blumenau, Daniela Henning, mãe de duas crianças, afirma enfrentar dificuldades para conseguir vaga em um Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro, Velha Grande, pelo sistema de Fila Única do município. Desde maio, a filha aguarda por uma chamada, mas ainda não foi contemplada.
“Eu tenho um filho que frequenta a creche e uma filha que está aguardando na fila única desde maio. Preciso voltar a trabalhar e ela não é chamada. Sei que, como eu, tem algumas famílias na mesma situação”, disse Daniela.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o sistema registra atualmente 1.182 intenções de matrícula. A maior parte da demanda está concentrada na faixa de 0 a 1 ano (745 crianças). Apesar disso, há 230 vagas sobressalentes em unidades da rede.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A secretaria informou que a solicitação da filha de Daniela foi registrada em 12 de maio e que, no momento, a criança ocupa posições entre a 5ª e a 12ª em quatro CEIs escolhidos pela família. Para ampliar as chances, a Semed sugeriu outras unidades, como o CEI Dr. Arão Rebello.
A mãe, no entanto, afirma que a sugestão não atende à realidade da família.
“Ela está cadastrada nas instituições mais perto. O CEI Dr. Arão Rebello fica a 5 km de onde eu moro. Por conta do trânsito, ir até lá de manhã cedo é muito complicado”, explicou.
Mín. 18° Máx. 29°