
Blumenau passou a integrar nesta sexta-feira (5), o grupo de dez cidades brasileiras selecionadas para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O termo de adesão foi assinado durante evento com representantes da Secretaria Nacional de Periferias, ligada ao Ministério das Cidades, e do Serviço Geológico do Brasil.
O PMRR é um instrumento que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e tem como objetivo identificar áreas de risco como regiões suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas e propor medidas para prevenção e mitigação de desastres naturais.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Blumenau é uma das dez cidades selecionadas para o programa federal, ao lado de municípios como Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS), Teresina (PI), Maceió (AL) e Fortaleza (CE). Segundo o consultor técnico da Secretaria Nacional de Periferias, Luiz Belino, a escolha considerou três critérios principais: a frequência de eventos extremos, a presença de áreas de risco em comunidades periféricas e o porte populacional, com foco em municípios com mais de 100 mil habitantes.
Com a adesão, o município deve agora instituir um Comitê Gestor para acompanhar a construção e implementação do plano. A coordenação ficará a cargo da Defesa Civil, com apoio de diversas secretarias municipais, incluindo Meio Ambiente, Obras, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, entre outras, além do Samae.
Duas unidades de saúde de Gaspar ficam fechadas nesta sexta; saiba o motivo
Oktoberfest em Blumenau oferece 30 vagas para auxiliares de logística durante a festa
Incêndio atinge escritório de casa e é controlado por moradores no bairro Fidélis, em Blumenau
Mín. 18° Máx. 30°