A Prefeitura de Rio do Sul, no Alto Vale, confirmou que o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) esteve no prédio central do Executivo municipal desde as 6h desta terça-feira (19) para cumprir mandado de busca e apreensão relacionado à 6ª fase da Operação Mensageiro.
Segundo a administração, a investigação na cidade está ligada a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos firmados em gestões anteriores a 2025, com empresas que não prestam mais serviços ao município. A prefeitura afirmou que está colaborando com as autoridades, fornecendo os documentos solicitados, e que todos os serviços públicos funcionam normalmente nesta terça-feira. (Veja a nota no fim do texto)
A nova etapa da operação é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GAECO e do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC). Três mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão são cumpridos em residências e empresas de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
Foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter práticas ilícitas em contratos de coleta e destinação de lixo. Também foram realizadas buscas contra servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo os ex-prefeitos de Braço do Norte e de Rio do Sul.
As apurações começaram em 2022 e investigam um suposto esquema criminoso envolvendo corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de capitais. A operação tem apoio da Polícia Científica de Santa Catarina para preservar a cadeia de custódia das provas.
O processo corre em sigilo, e novas informações devem ser divulgadas quando houver publicidade dos autos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Veja a nota na íntegra da prefeitura de Rio do Sul
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) está no prédio central da Prefeitura de Rio do Sul desde as 6h desta terça-feira (19), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à sexta fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado.
Em Rio do Sul, a investigação refere-se à contratação de empresas prestadoras de serviços de coleta e destinação de lixo, anteriores a 2025, que não prestam mais serviços para o Executivo Municipal. Esses contratos não foram firmados pela atual gestão da Prefeitura.
Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
A Prefeitura de Rio do Sul está colaborando com as investigações, fornecendo os documentos solicitados. Todos os serviços públicos municipais funcionam normalmente nesta terça-feira.
Quer trabalhar na Oktoberfest Blumenau? Inscrições já estão abertas; saiba como participar
Vereadores de Blumenau discutem possível encerramento da CPI do Esgoto sanitário nesta terça-feira
Mulher cai de ponte em Gaspar e é socorrida pelos bombeiros
Mín. 16° Máx. 28°