Com a meta de aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo e evitar a reintrodução do vírus no município, a Secretaria da Saúde de Blumenau, iniciou neste mês de agosto uma ação de busca para imunizar grupos específicos recomendados pelo Ministério da Saúde. A campanha vai seguir até dezembro e irá priorizar trabalhadores que atuam em setores com grande circulação de pessoas.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Neste primeiro momento, a atenção está voltada aos profissionais que atuam na rodoviária da cidade: motoristas do transporte intermunicipal e interestadual, trabalhadores da limpeza, atendimento, manutenção e também os funcionários dos estabelecimentos comerciais do terminal.
O calendário segue nos meses seguintes com outros segmentos estratégicos:
Setembro: trabalhadores da hotelaria e turismo;
Outubro: trabalhadores da indústria;
Novembro: motoristas de táxi e aplicativos;
Dezembro: profissionais da saúde, tanto da rede pública quanto privada.
A decisão de intensificar a vacinação foi tomada diante do aumento de casos e surtos de sarampo na América do Sul. O fluxo constante de pessoas não vacinadas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, elevou o risco de reintrodução do vírus no Brasil, inclusive em Santa Catarina.
Desde o início da campanha, em junho, Blumenau já vacinou 321 crianças com a chamada "Dupla Viral" (sarampo e rubéola), destinada ao público de 6 a 8 meses e 29 dias. Já a "Dose Zero", voltada para crianças entre 9 e 11 meses e 29 dias, foi aplicada em 277 crianças.
A imunização segue disponível nos seguintes Ambulatórios Gerais da Família (AGFs): Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava e Velha. Na região do Badenfurt, a vacinação ocorre nas unidades de saúde da família Geraldo Schmidt Sobrinho, Armando Odebrecht e Tereza Lescowicz.
Além disso, a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), recomendada para crianças entre 9 meses e 11 meses e 29 dias, continua sendo aplicada em todas as unidades de saúde com sala de vacina ativa.
Série B Catarinense: derrota do BEC e empate do Metrô em casa marcam ida da semifinal
Obras na BR-470 alteram itinerário de oito linhas de ônibus em Blumenau
Mín. 12° Máx. 21°