A conclusão do prolongamento da Via Expressa, uma das obras viárias mais aguardadas de Blumenau, continua sem previsão de retomada.
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), estão em andamento as tratativas para superar os entraves burocráticos que ainda impedem a retomada das obras no trecho que compreende três quilômetros de ligação da Via Expressa/BR-470 até a Rua Theodoro Pasold. Segundo o Governo Estadual, as principais dificuldades estão relacionadas a ajustes no projeto e às exigências ambientais.
Segundo a pasta, "a expectativa é que esses obstáculos sejam vencidos ainda em 2025, permitindo que os trabalhos sejam retomados e o segmento finalmente concluído".
Nesta semana, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), junto às demais entidades que compõem o Conselho das Entidades de Blumenau como a AMPE, CDL, OAB, Intersindical e SOMAR Vale do Itajaí, enviou uma 'Nota Pública' ao Governo de Santa Catarina cobrando prioridade para duas obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento da cidade e da região: o prolongamento da Via Expressa e a duplicação da rua Dr. Pedro Zimmermann (SC-108).
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
No documento, as entidades destacam que as obras de infraestrutura viária são estratégicas não apenas para o desenvolvimento local, mas para toda a região do Vale do Itajaí, especialmente por conta da economia de Blumenau, "reconhecida nacionalmente pelo dinamismo industrial, comercial, tecnológico e de serviços".
Sobre a Rua Dr. Pedro Zimmermann, o Estado afirmou que "ainda não consegue dar uma posição", mas adiantou a reportagem que a obra está sob análise na SIE.
O prolongamento da Via Expressa começou a ser executado em 2014, com previsão inicial de entrega em 2017, mas segue incompleto. Dos 15 quilômetros previstos no projeto original, que ligam a SC-108, no pé da serra da Vila Itoupava, até o atual entroncamento da Via Expressa com a BR-470, apenas os três primeiros quilômetros tiveram obras iniciadas.
A obra tem papel estratégico para a mobilidade urbana de Blumenau. A nova ligação promete desafogar a sobrecarregada Rua Dr. Pedro Zimmermann, um dos principais corredores de tráfego da cidade, especialmente na zona Norte.
Homem morre atropelado por caminhão durante manobra em obra às margens da BR-470, em Ilhota
Mín. 14° Máx. 24°