A revitalização da Prainha de Blumenau, um dos principais cartões-postais da cidade, segue sem conclusão após sucessivos atrasos desde o início da obra, em 2020. A previsão mais recente era que os trabalhos fossem finalizados no primeiro semestre de 2025, o que não ocorreu. Agora, a Prefeitura afirma que a entrega deve ocorrer em setembro deste ano.
Segundo a assessoria de imprensa do município, o projeto está com 95% da execução concluída. No momento, a empresa responsável trabalha na instalação dos itens restantes: a construção do píer flutuante e a implantação de banheiros nos moldes dos que foram instalados na praça do Terminal Oeste.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A revitalização da Prainha foi iniciada em agosto de 2020, com previsão inicial de entrega em março de 2021. Desde então, no entanto, o cronograma foi alterado diversas vezes. Entre os principais fatores apontados para os atrasos estão questões judiciais, dificuldades técnicas como a presença de rochas não previstas no local da obra e eventos climáticos, como as enchentes que atingiram Blumenau em 2023.
Em entrevista em março deste ano ao AJ Notícias, o secretário de Obras, Dirk Reiter, havia dito que o local seria entregue em abril.
"Estamos fazendo uma força-tarefa para finalizar em abril a Prainha. Mas, a gente sabe que nos fins de semana já pode se fazer o uso dela, deixamos liberado. As obras se concentram mais na parte inferior, na parte do atracadouro das embarcações. É uma obra complicada, encontramos rochas que não estavam previstas, o que gerou mais trabalho e atrasos. Além disso, o nível do rio dificulta o andamento quando chove", explicou Reiter.
Após a paralisação em 2021 por conta de disputas judiciais com a empreiteira, o prazo foi estendido para dezembro daquele ano, mas novamente não foi cumprido. A data foi reajustada para dezembro de 2023, quando as enchentes danificaram parte da estrutura. Em 2024, a previsão de entrega foi atualizada para setembro e mais uma vez adiada para o mesmo mês, agora em 2025.
O projeto da nova Prainha inclui a reforma da concha acústica, arquibancada, estrutura flutuante para esportes náuticos, espelho d’água sob o Vapor Blumenau e novos espaços de lazer para a comunidade.
O investimento total da obra é de R$ 3,3 milhões, com recursos do Ministério do Turismo.
Servidores recebem metade do 13º e SC ganha impulso na economia
Polícia Civil queima 400 kg de drogas apreendidas em Itapema
Práticas integrativas ganham força no SUS no Médio Vale do Itajaí e atraem cada vez mais usuários
Mín. 11° Máx. 20°