Na manhã desta segunda-feira (14), a Câmara Mirim de Blumenau realizou sua 8ª sessão ordinária de 2025, marcando também a eleição para a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos legislativos mirins durante o segundo semestre deste ano.
A eleição ocorreu de forma aberta onde cada jovem parlamentar se dirigiu ao microfone central do plenário para declarar seu voto, seguindo as normas estabelecidas pelo Regimento Interno.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A eleição contou com a disputa entre duas chapas. A Chapa 1 foi a vencedora, recebendo 9 votos contra 5 da Chapa 2. A nova Mesa Diretora, que estará à frente dos trabalhos legislativos mirins até o final de 2025, é composta exclusivamente por meninas.
Presidente: Sofia Viana Alves – EBM Visconde de Taunay
Vice-presidente: Caroline Maisa Linke – EBM Lore Sita Bollmann
1ª Secretária: Milena Cristine dos Santos Becchi – EBM Gen. Lúcio Esteves
2ª Secretária: Laís de Aviz Kreuch – EBM Pedro I
Segundo a presidente Sofia Viana Alves, o compromisso é tornar o Poder Legislativo mais acessível sustentável e inclusivo.
"Acreditamos na força da escuta ativa, do dialógo e da construção de projetos que façam a diferença dentro e fora da Câmara. Defendemos pautas que refletem as necessidades reais da comunidade escolar e da sociedade com responsabilidade e ação. Entre as nossas propostas estão a instação de bueiros ecológicos, arrecadação de tampinhas pets para auxiliar a castração de animais em situação de rua e a implementação da áudio descrição. Valorizamos o bom convívio entrea a mesa diretora e os demais vereadores mirins, pois quando a dialógo e parceria tudo flui melhor", disse Sofia.
Conforme a presidente eleita, a escolha de montar uma chapa composta por meninas aconteceu naturalmente.
"A decisão de montar uma chapa só de meninas veio muito naturalmente. A gente queria mostrar, com atitude e representatividade, que lugar de menina também é na política, ocupando espaço, tomando decisões e se apoiando mutuamente. Queríamos inspirar outras meninas a acreditarem que podem estar em qualquer lugar que quiserem, inclusive liderando. Além disso, somos todas muito comprometidas com nossas ideias, e sentimos que juntas teríamos força, sintonia e garra pra representar bem os vereadores mirins. A escolha foi por união, confiança e por acreditar que juntas a gente pode fazer a diferença".
Apesar da vitória da Chapa 1, a Chapa 2 também foi composta por quatro meninas, reforçando o protagonismo feminino na atual legislatura da Câmara Mirim, que conta com 15 parlamentares: 9 meninas e 6 meninos, diferente da Câmara adulta, que conta apenas com duas vereadoras mulheres, Silmara Miguel (PSD) e Cristiane Loureiro (Podemos).
A Câmara Mirim de Blumenau tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência do processo legislativo, estimulando o debate de ideias, a cidadania ativa e o exercício da democracia.
A iniciativa é um espaço fundamental para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, onde os jovens têm a oportunidade de exercer um papel relevante na sociedade, debatendo e propondo soluções para os desafios enfrentados pela comunidade.
Feira da Música agita Rio do Sul com estreia de festival, show do Dazaranha e competição musical
Mais de 80 baleias-francas são avistadas no primeiro sobrevoo da temporada 2025 no Litoral Sul de SC
Músico passa mal durante apresentação e morre em Gaspar, no Vale do Itajaí
Mín. 14° Máx. 25°