A partir desta terça-feira (15), motoristas que trafegarem acima da velocidade permitida em trechos da BR-101 Norte, do Contorno Viário de Florianópolis e da BR-116, em Santa Catarina, poderão ser multados. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelas concessionárias Arteris Litoral Sul e Arteris Planalto Sul, responsáveis pelos trechos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Ao todo, 76 radares fixos de controle de velocidade serão ativados. Os equipamentos foram instalados há cerca de seis meses e, até agora, operavam apenas em caráter educativo, sem aplicação de multas. Com a ativação definitiva, os radares vão registrar infrações com base em imagens de veículos que ultrapassarem os limites estabelecidos.
Onde estão os novos radares
-
BR-116: 36 equipamentos serão ativados em cidades como Mafra, Monte Castelo, São Cristóvão do Sul, Correia Pinto e Lages. O limite de velocidade para todos os tipos de veículos é de 80 km/h.
-
Contorno Viário de Florianópolis: 25 radares entrarão em operação nos municípios de Biguaçu e Palhoça. A velocidade máxima permitida nesses trechos é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados.
-
BR-101 Norte: 15 equipamentos passam a funcionar em cidades como Joinville, Araquari, Balneário Camboriú, Porto Belo, Biguaçu e Palhoça. A maioria dos pontos segue os mesmos limites do Contorno Viário, com exceção do km 157, em Porto Belo, onde o limite cai para 60 km/h no sentido Sul, por conta de uma saída perigosa próxima a um comércio, logo após a praça de pedágio.
Objetivo é aumentar a segurança
Todos os equipamentos passaram por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e contam com a sinalização de velocidade já instalada nas rodovias.
Segundo as concessionárias, a instalação dos radares é uma exigência contratual e visa reduzir acidentes, reforçando a segurança e a organização do trânsito nos trechos administrados.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Feira da Música agita Rio do Sul com estreia de festival, show do Dazaranha e competição musical
Mais de 80 baleias-francas são avistadas no primeiro sobrevoo da temporada 2025 no Litoral Sul de SC
Músico passa mal durante apresentação e morre em Gaspar, no Vale do Itajaí