
A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau divulgou, a pedido do AJ Notícias, os dados sobre os casos de hepatites virais registrados na cidade nos 12 meses de 2023 e 2024 e nos primeiros seis meses de 2025.
Em 2023, Blumenau contabilizou 115 casos de hepatites virais ao longo do ano: foram 2 de hepatite A, 69 de hepatite B e 44 de hepatite C. Já em 2024, o número caiu para 89 registros: 2 de hepatite A, 48 de hepatite B e 39 de hepatite C.
Nos primeiros seis meses de 2025, foram notificados 37 casos, sendo 3 de hepatite A, 14 de hepatite B e 20 de hepatite C. Uma média de seis casos por mês.
Para o Secretário de Saúde, Douglas Rafael, levar informação qualificada à população é um passo importante no enfrentamento às hepatites virais. “A disseminação de informações precisas sobre as formas de transmissão e prevenção tem capacitado a população a adotar comportamentos mais seguros”, explica.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e, muitas vezes, evoluem de forma silenciosa, ou seja, sem apresentar sintomas. Quando presentes, os sinais podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras.
De acordo com o Ministério da Saúde:
Hepatite A: geralmente transmitida por alimentos ou água contaminados. Costuma ser aguda e tem boa recuperação, com menor risco de complicações.
Hepatite B: é uma infecção sexualmente transmissível, também podendo ocorrer pelo compartilhamento de objetos cortantes e seringas. Pode se tornar crônica e levar a complicações graves no fígado.
Hepatite C: também pode se tornar crônica e é transmitida principalmente por contato com sangue contaminado, como em transfusões antigas ou uso compartilhado de seringas.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.
Com o objetivo de ampliar o diagnóstico e incentivar a prevenção, o Ministério da Saúde promove em julho a campanha Julho Amarelo, dedicada à conscientização sobre as hepatites virais. A mobilização envolve ações educativas, testagens rápidas e orientações sobre vacinação.
Em Blumenau, os serviços relacionados à testagem, diagnóstico e tratamento das hepatites virais são oferecidos pelo Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap). A unidade também realiza consultas médicas e administração de medicamentos antirretrovirais.
O Cedap reúne o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), além dos programas de controle da tuberculose, hanseníase e hepatites virais.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Para testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, é necessário que o usuário chegue até às 16h30. O Cedap está localizado na Rua Paraíba, número 380, no Centro de Blumenau.
Feira da Música agita Rio do Sul com estreia de festival, show do Dazaranha e competição musical
Mais de 80 baleias-francas são avistadas no primeiro sobrevoo da temporada 2025 no Litoral Sul de SC
Músico passa mal durante apresentação e morre em Gaspar, no Vale do Itajaí
Mín. 18° Máx. 30°