Rotina intensa e foco na saúde emocional marcam preparação de estudantes de Blumenau para o Enem 2025
Disciplina e equilíbrio emocional são pilares para as estudantes atingirem os objetivos na prova
16/06/2025 às 11h25Atualizada em 16/06/2025 às 16h11
Por: Gabriel Menezes
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terminaram na última sexta-feira (13). Agora, com a prova se aproximando, o clima entre os estudantes de cursinhos preparatórios de Blumenau é de foco total e ansiedade controlada — ou, ao menos, tentativas de controle.
O Enem, que há anos é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, representa muito mais do que uma prova: é o ponto de virada para quem sonha com uma vaga em cursos concorridos, como Medicina.
É o caso de Nicoly Keyse Nascimento, que se prepara com dedicação para alcançar esse objetivo.
Ser médica, para mim, é mais do que um sonho — é um chamado — conta.
Para lidar com a pressão, ela busca cuidar da saúde mental, dormir bem e respeitar os próprios limites.
"Tento manter uma rotina organizada, com revisões de assuntos recorrentes, redação toda semana e muitos simulados. Tenho tentado cuidar da minha saúde mental, controlar a ansiedade, dormir bem e respeitar meus limites", detalha Nicoly.
A estudante já fez o Enem como treineira e afirma que a experiência fez toda a diferença para chegar mais confiante neste ano.
"A gente estuda muito, mas só quando faz a prova entende, de verdade, como é o ritmo, o tempo e o nível das questões. Ter vivido essa experiência antes me deixou mais preparada para lidar com o nervosismo e o desgaste físico no dia da prova. Hoje, me sinto mais confiante, porque sei o que esperar e como me organizar melhor".
Foto: Reprodução
Assim como Nicoly, Gabriela Roeder Oliveira deseja ingressar no curso de Medicina e também já fez o Enem como treineira. A jovem tirou lições da primeira experiência.
"Tive a oportunidade de fazer o Enem como treineira no segundo ano do ensino médio, e essa experiência mudou completamente a minha visão sobre a prova. Aprendi que manter a calma e ter uma boa estratégia são pontos fundamentais. Quanto mais familiaridade você tem com a prova, menos assustadora ela parece", conta.
Segundo Gabriela, a rotina de estudos na preparação para o Enem é desafiadora.
"A rotina é bastante exigente, principalmente pela alta concorrência do curso em universidades federais, mas estou dando o meu máximo. Estudo por várias horas todos os dias, faço simulados com frequência e procuro também cuidar da minha saúde mental", disse.
A aluna ainda afirma que abdica do tempo de lazer para se dedicar aos estudos.
— São dias cansativos, e muitas vezes preciso abrir mão de momentos de lazer com a família e os amigos para me dedicar ao meu objetivo — afirmou.
A aplicação das provas do Enem 2025 está mantida para os dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação.
As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.
Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.