
Neste sábado (7), os moradores do bairro Margem Esquerda, em Gaspar, no Vale do Itajaí, vão fazer uma manifestação para reivindicar melhorias urgentes na infraestrutura da região. A mobilização está marcada para iniciar às 9h, na Rua Albertina Maba.
A principal demanda da comunidade é a construção de uma passarela e a pavimentação da via marginal que dá acesso à localidade. Segundo Douglas Carlos Threiss, presidente da Associação de Moradores, a manifestação será pacífica e busca chamar a atenção das autoridades para os riscos e dificuldades enfrentados diariamente pelos moradores.
Durante o ato, a BR-470 será temporariamente interditada no km 35 por cerca de 30 minutos. No entanto, o trânsito não será paralisado completamente. Os veículos serão desviados para a marginal de acesso, com entrada próxima à empresa Paramentos e saída antes da Rua Bonifácio Zendron, garantindo assim a fluidez do tráfego na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Idosa morreu após ser atropelada na BR-470
A falta de segurança na BR-470 em Gaspar, voltou a ser pauta após um acidente ocorrido no fim da tarde desta terça-feira (3). Uma idosa, de 75 anos, morreu atropelada por um caminhão enquanto tentava atravessar a rodovia, na altura do km 33, no bairro Margem Esquerda.
O caso reacendeu a cobrança por melhorias na região, especialmente a construção de uma passarela e travessias elevadas no trecho, uma reivindicação antiga dos moradores e também da Câmara de Vereadores de Gaspar. Segundo o vereador Roni Muller (MDB), a luta é antiga. Ele afirma que há mais de 11 anos a comunidade já havia se reunido com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para cobrar melhorias.
"Antes de começar as obras de duplicação, já se previa o perigo que seria. Por coincidência, na segunda-feira (2), um dia antes da morte de mais uma moradora, eu estive no DNIT. Eles, de fato, nos recebem muito bem e são muito educados. Só que para eles tudo é muito simples. Se demorar um, dois, 20 anos, ainda é muito rápido. O DNIT fala que a primeira passarela a ser instalada na BR-470 será na Margem Esquerda, porém, isso só após o término da obra. Mas quando isso vai acontecer? A resposta é muito vaga", comenta.
Em nota para a reportagem, o DNIT disse que o contrato atual referente à duplicação da BR-470 não prevê a construção de passarela no trecho. Contudo, "o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esclarece que está estudando a inclusão dessa estrutura em um novo contrato futuro, como medida de segurança e melhoria da mobilidade para a população local".
SC tem 10 mortes confirmadas por dengue e mais de 45 mil focos do mosquito em 2025
Rua Arnold Hemmer segue sem solução quase dois anos após deslizamento em Blumenau
Homem tenta fugir da polícia, cai em buraco, fica preso na lama e é preso com 25 kg de maconha
Mín. 20° Máx. 28°