Santa Catarina deve enfrentar um trimestre de temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal, entre março e maio, segundo a previsão da Epagri/Ciram. De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o mês de março será marcado pela continuidade de massas de ar quente, resultando em dias de calor intenso, inclusive à noite. "A partir de abril, com a chegada das massas de ar frio, começam a ocorrer episódios de geada, principalmente nas áreas altas do Planalto Sul", afirma Marilene.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A previsão também indica que a chuva será escassa, com totais abaixo da média climatológica. No mês de março, a tendência é de longos períodos sem precipitação, especialmente no Oeste do estado. A meteorologista Gilsânia Cruz explica que, com a diminuição das chuvas convectivas de verão, as frentes frias começam a chegar com mais frequência ao Sul do Brasil, o que deve contribuir para o volume de precipitação.
Para março, a média de chuvas para o Oeste e Planalto deve ficar entre 100 e 130 mm, enquanto no Litoral essa média é de 150 a 210 mm. Em abril e maio, a previsão é de uma redução ainda maior na quantidade de chuva, com médias entre 100 e 170 mm.
Apesar da diminuição das chuvas, o fim do verão e o início do outono ainda apresentam risco de eventos climáticos intensos. A previsão é de temporais com chuvas fortes, raios, granizo e ventos fortes. Gilsânia Cruz alerta para a atuação de ciclones extratropicais no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que pode provocar ventos intensos, mar agitado com ressaca e risco para a navegação.
Em relação aos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, a previsão indica uma condição de neutralidade climática para o trimestre de março a maio. Em janeiro de 2025, foi observada uma anomalia negativa na temperatura da superfície do mar na região do Pacífico Equatorial, indicando uma fraca La Niña. Contudo, em fevereiro, o resfriamento das águas diminuiu, com um aquecimento nas proximidades da costa do Peru.
O mês de março promete calor intenso e condições climáticas instáveis em Santa Catarina, com chuvas abaixo da média e risco de eventos severos.
Ainda Estou Aqui vence Oscar de melhor filme internacional
Adolescente de 15 anos morre afogado em ribeirão de Gaspar
Segunda-feira de Carnaval será abafada em Blumenau, com máxima de 32°C
Mín. 15° Máx. 24°