Nas redes sociais, as reclamações desde a última semana mostram a dificuldade que Blumenau vem enfrentando com a falta de água.
A moradora Guilhermina de Souza, questiona o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) sobre os rompimentos das redes. "Tá rompendo todo dia. Está uma sacanagem com o consumidor, mas a conta chega, não deveríamos pagar", comenta.
Já a moradora do bairro Itoupava Norte, Greice Franciele Maiberg, diz que não há mais desculpas. "Desta vez não há chuvas, enchente. Nesse calor, sem água na rede não dá", comenta indignada.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Assim como Guilhermina e Greice, outros moradores relataram a falta de água. Segundo o presidente do Samae, André Espezim, o principal motivo hoje é o alto consumo. "As pessoas estão lavando o carro, a calçada, enchendo a piscina. Não tem como dar conta da demanda". Ainda, segundo o presidente, houve também rompimentos na rede que prejudicaram o abastecimento.
A região Norte da cidade é a mais prejudicada no momento, segundo o Samae. "Estamos mobilizados com os caminhões pipas e abastecendo os reservatórios que estão espalhados pela cidade. De forma pontual, abastecemos algumas casas e condomínios, mas também encontramos dificuldades na oferta dos caminhões, pois eles já estão operando no litoral".
Conforme Espezim, autarquia pretende lançar uma licitação em 2024 para três novas ETAs. "Serão 100 novos litros por segundo cada uma, que vão complementar a ETA II, que fica na Rua Bahia. Com isso vamos otimizar as manutenções, melhorar a limpeza dos fios, ou seja, se uma estiver parada, outra estará tocando", explica.
Conforme o Samae, a previsão é que o abastecimento normalize nos próximos dias "se não houver nenhuma intercorrência". O presidente explica ainda que, embora os níveis de turbidez do rio Itajaí-Açu estejam baixos no momento, há ainda uma resquícios passados. "As vezes não chove em Blumenau, mas chove em outras cidades. Nós estamos falando da bacia do rio. Essa água chega de alguma forma aqui e influencia".
Verão começa com previsão de calor acima da média histórica
Blumenau abre credenciamento para empresas de regularização fundiária
Operação Veraneio terá cerca de 600 policiais mobilizados por dia no Litoral Catarinense
Mín. 15° Máx. 24°