Aos poucos a água vai voltando às torneiras dos blumenauenses. Na terça-feira (23), cerca de 70% da cidade, que faz parte da rede da ETA II, ficou com o abastecimento interrompido por conta de uma obra na Usina do Salto. Durante o dia a Celesc fez a retirada do conduto provisório instalado no local e a troca das comportas.
Entretanto, segundo o gerente de manutenção do Samae, Guto Reinert, em algumas regiões da cidade, principalmente nas áreas mais altas, a água vai voltando gradativamente, já que há riscos de romper a tubulação por conta da pressão. "Sabemos que há falta de água na manhã desta quarta-feira (24) no bairro Velha Grande, na Rua Franz Muller e no morro Dona Edith. A situação irá normalizar com o passar das horas," conclui.
Onze peças que compõem o conduto foram retiradas pelas equipes da Celesc. Os trabalhos na Usina do Salto começaram em setembro de 2018, quando a Celesc deu o início para a substituição das centenárias estruturas das comportas de madeira por novas feitas de aço.
Para evitar que as regiões atendidas pela ETA II sofressem com a falta de abastecimento, um conduto foi instalado no ponto onde o Samae capta água junto à Usina do Salto. A retirada da estrutura é necessária para colocar a usina em operação.
Mín. 15° Máx. 24°