Uma nova empresa de segurança terceirizada deve assumir os trabalhos de vigilância nas Unidades Prisionais de Blumenau e Indaial, no Vale do Itajaí. A afirmação foi confirmada pela Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina, após a empresa Ondrepsb, que prestava o serviço, ter o contrato encerrado nesta terça-feira (15).
Ao todo, 100 colaboradores foram demitidos pela empresa. Eles atuavam como vigilantes no Presídio Regional de Blumenau, Penitenciária Industrial de Blumenau e a Unidade Penitenciária Avançada de Indaial.
Procurada, a empresa afirmou que, no momento, os responsáveis não poderiam falar sobre o assunto, pois estavam em viagem e só retornariam na próxima semana.
Mas um dos vigilantes demitido, que prefere não ser identificado, disse que a empresa havia avisado aos colaboradores, em julho, que uma nova licitação seria feita pelo Estado para fazer a troca da prestadora de serviço de segurança nas Unidades Prisionais.
"Ficamos esperando isso ocorrer, mas não aconteceu. Todos os vigilantes que trabalhavam nessas unidades ficaram desempregados. Ainda temos esperanças que haja alguma licitação e seja feita a nossa recontratação", comenta.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Em nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa diz que "o serviço de segurança externa nas unidades de Blumenau, está sendo eficazmente mantido por policiais penais devidamente capacitados e fortemente armados, mantendo a segurança e a ordem das unidades prisionais locais".
A nota diz ainda que a "estratégia temporária faz uso dos 412 novos policiais penais recentemente incorporados ao sistema prisional, em conjunto com os servidores ACTs mantidos pelo governador Jorginho Mello (PL) e o secretário da pasta, Edenilson Schelbauer, até que o novo contrato seja firmado muito em breve com uma nova empresa terceirizada de vigilância".
Homem usa cheque roubado para comprar PlayStation no Oeste de SC
Santa Catarina colhe 70 mil toneladas de maracujá em 2023; safra foi 27% maior que a anterior
Mín. 14° Máx. 25°