O Ministério Público (MP) reabriu o procedimento para apurar a responsabilidade civil e criminal de um professor que tinha uma imagem de uma suástica na piscina em Pomerode. O processo havia sido arquivado mas foi reaberto pela 2ª Promotoria de Justiça de Pomerode. De acordo com o órgão, a alteração da suástica, descaracterizando o símbolo nazista, não é suficiente para afastar a responsabilização do investigado.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Com a decisão, outro membro do MP será designado para dar continuidade ao caso. O objetivo é apurar a possível prática criminosa de racismo e de ilícito civil. Logo após notificação, o professor investigado promoveu voluntariamente a alteração da suástica ao fundo de sua piscina, descaracterizando por completo o símbolo nazista.
Após inúmeras conversas entre o Conselho, o que chamou a atenção ao símbolo que foi colocado no lugar na suástica. Isso porque dentre os grupos neonazistas, há a utilização do número 88, forma codificada, por ser a letra H a oitava do alfabeto, de referir-se à HH, uma abreviação do cumprimento nazista "Heil Hitler".
Tendo em vista que o símbolo tem a mesma finalidade, a instituição analisa agora os procedimentos finalizados pelos Promotores de Justiça. Caso entenda pela homologação, o procedimento é arquivado, caso contrário, é designado outro membro do Ministério Público para dar continuidade, como neste caso.
Domingo de tempo firme com sol e poucas nuvens em Blumenau
Homem é preso após tentar matar a própria companheira em Blumenau
Mín. 12° Máx. 16°