O 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Blumenau (antigo Cartório Margarida) tem um novo tabelião interino desde a última quarta-feira (30). Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lio Gaya, titular do Cartório Gaya, na Itoupava Central, substitui Marcelo Althoff, que ocupou o cargo nos últimos 3 anos e 4 meses.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
"Um provimento do CNJ diz que os tabeliães e registradores titulares têm prioridade para assumir as serventias vagas", explicou Althoff. "Mas aqui em Santa Catarina tinham mais de 50 tabeliães 'investidos', como no meu caso, que não eram titulares de outros cartórios. Então no fim do ano passado, saiu a decisão definitiva e o CNJ mandou os tribunais se adequarem, o que resultou nessa substituição".
Segundo Althoff, mais de 50 tabeliães de 41 cidades catarinenses precisaram ser substituídos devido à decisão do Conselho Nacional de Justiça. De saída do posto, ele fez uma análise do período em que esteve a frente do Tabelionato.
"Foram 40 meses de trabalho que, ao meu ver, foram de qualidade", disse. "Reconstruímos muitas coisas, que estavam prejudicadas quando assumi. Recebi várias missões do Tribunal de Justiça e cumpro todas. Saio satisfeito. Não era algo que esperava, não imaginava que fosse acontecer assim, mas agora vamos em frente, em novos projetos".
Conforme a decisão do CNJ, Lio Gaya assume o posto de tabelião do 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Blumenau até que um novo titular efetivo seja nomeado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Mín. 14° Máx. 20°