O que uma bicicleta com uma roda feita em forma de uma vitória-régia, marca de um evento ciclístico no norte do Brasil, tem a ver com a capital da cerveja aqui no sul? Você pode pensar que nada, nenhum traço ou algo do tipo. Mas a verdade é que a criatividade infinda não é restrita a um ponto só do mundo, o que faz mentes borbulhantes mergulharem na cultura de um ponto colorido do país para simboliza-la da melhor forma, numa autêntica conexão norte-sul.
E foi nessa aventura que o publicitário blumenauense Valério Alves assinou, apresentou e ganhou, com sua criatividade, a escolha virtual da marca oficial do Bicicultura 2022, evento nacional que reúne ciclistas, especialistas em mobilidade e entusiastas das duas rodas para apresentação de trabalhos, workshops e conversas, numa verdadeira celebração da cultura das duas rodas e pedais nacional.
O encontro, promovido pelo coletivo ParáCiclo e pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), acontecerá pela primeira vez no norte do país, em Belém (PA), de 07 a 10 de julho deste ano.
A escolha da logotipia do evento foi divulgada pela organização neste domingo (27), e mesmo duvidando que uma votação virtual pudesse lhe dar os louros, Valério foi a luta e fez a sua parte para espalhar o processo entre amigos e ex-alunos. "Eu sabia que a marca tinha força para chegar entre as cinco primeiras, mas estava preocupado com os concorrentes mais jovens e ativos na internet. Mandei mensagens para os amigos pra ver onde podia chegar", contou Valério, que talvez não esperasse chegar tão longe.
Publicitário há 30 anos, paranaense de nascimento e blumenauense de coração desde 1988, vindo da pequena Apiúna, Valério tem uma coleção de grandes prêmios na publicidade, isto desde que ganhou um concurso nacional de desenhos sobre o fumo na EEB Pedro II. Seu currículo anota ainda uma passagem primeira pelo braço local da gigante DPZ (que trabalhou com grandes marcas da cidade, com Hering e Artex) aos corredores acadêmicos, como professor universitário no grupo Uniasselvi.
Com este gabarito todo, Valério recebeu a notícia sobre a escolha aberta em Belém e foi a luta. De rascunho em rascunho, combinou o classicismo de uma bicicleta francesa (as de "roda grande") com um dos símbolos indeléveis da Amazônia: a vitória-régia, planta aquática comum na região, além de cores vibrantes e leitura simples, direta, que conquista a primeira vista quem tem contato com o trabalho.
Passar da fase inicial foi a primeira grande surpresa, mas o desafio era emplacar entre cinco opções, e ai que o trabalho de formiguinha, de amigo em amigo, fez a diferença. "Eu sabia que os amigos diriam que a marca era boa, claro! Mas eu também penso que foi um trabalho que agradou as pessoas comuns: fácil de entender, fácil de perceber, que capta o colorido da região norte e vai dar um resultado e uma identidade legal para o evento", contou Valério, que em matéria de bicicleta conhece bem, já que em 2013 ele tentou quebrar o recorde de distância pedalada de costas, num domingo de sol no Parque Ramiro Ruediger.
O que era um desafio, no entanto, foi um resultado surpreendente: O trabalho de Valério foi o vencedor com 52,1% dos votos (375 dos 720 votos registrados), bem mais que a metade do percentual do segundo colocado, que contabilizou 17,6% das escolhas. Assim sendo, a marca criada pelo publicitário da capital da cerveja vai ilustrar um dos maiores encontros de cicloativismo do país, na colorida e vibrante capital paraense. "Fico feliz demais e posso dizer que é uma grande vitória, tanto para Blumenau quanto para Santa Catarina", enaltece.
E para os ciclistas daqui que planejam se encontrar por lá, vale o lembrete: o Bicicultura 2022 acontece de 07 a 10 de junho em Belém, capital do Pará, no norte do Brasil. Pedais, cores e o pedaço de arte e criatividade importados, com carinho, do sul do país.
Mín. 9° Máx. 22°