O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) protocolou na tarde desta quarta-feira (2) o ofício com a decisão de greve dos servidores a partir da próxima segunda-feira (7). A determinação foi votada na assembleia geral que aconteceu na última terça-feira (1º).
Em live compartilhada no Facebook da entidade, os representantes registraram o momento em que o documento foi entregue no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt. O Sintraseb também solicitou o agendamento da mesa de negociações com o poder público, mas devem aguardar o retorno da Prefeitura após a análise do protocolo realizado.
Em nota divulgada no final da tarde de ontem, a Prefeitura afirmou que nunca esteve fechada à negociação e que recebeu com surpresa a decisão de greve. Entre as pautas reivindicadas pelos servidores estão as condições de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e o piso salarial dos agentes de saúde, de combate à endemias e dos professores municipais. Além do aumento da idade mínima para aposentadoria voluntária dos servidores, que foi alterada com a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (PELOM 92/2021).
De acordo com o Sintraseb, a perda salarial acumulada com a falta de reajustes desde 2020 chega a 18,65%. Outra assembleia deve acontecer na segunda-feira (7), a partir das 8h, em frente à Prefeitura de Blumenau para definir os rumos do movimento.
DIANTE DA AUSÊNCIA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE, DA PERDA SALARIAL ACUMULADA DE 18,65%, DO ATAQUE À APOSENTADORIA E DOS DIREITOS SONEGADOS, SERVIDORES(AS) DE BLUMENAU APROVAM GREVE A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA, 7 DE FEVEREIRO.
Mín. 13° Máx. 22°