De 9 a 27 de outubro deste ano, Blumenau foi palco da 36ª da Oktoberfest, realizada no Parque Vila Germânica. Na manhã desta sexta-feira (13), a organização da maior festa alemã das Américas divulgou os números oficiais e o resultado da pesquisa de satisfação do público. Em 2019, o evento teve um lucro de R$ 5.004.615,66, ou seja, 10,92% a mais do que na edição passada.
A organização destacou, que nesta edição, as receitas aumentaram mesmo com redução de público, ou seja, R$ 15.248.147,63, número 1,44% maior que em 2018, e as despesas ficaram estáveis, crescendo apenas 0,22% em relação ao ano passado, aumento inferior à inflação, no valor de R$ 10.243.531,97.
A Oktoberfest Blumenau gera investimentos para o município em áreas como bem-estar social e esporte. O lucro é aplicado em eventos municipais, como o Réveillon, Magia de Natal, Sommerfest, Feira da Amizade, eventos da Vila Itoupava, Páscoa de Blumenau e Rota de Lazer, e também em modalidades esportivas.
Os recursos também são investidos na gestão da estrutura do Parque Vila Germânica, Ramiro Ruediger e Ginásio Galegão; na promoção turística, com a participação em feiras e eventos; em convênios, como com a Associação dos Clubes de Caça e Tiro e Sebrae (PDITS Vila Itoupava e Programa de Qualificação de Artesanato) e em obras e reformas.
A organização da Oktoberfest Blumenau também divulgou os resultados da pesquisa de satisfação feita durante a festa deste ano. A percepção do público é bastante positiva, conforme os dados. Na avaliação geral da estrutura, o público classificou positivamente a segurança. 71,2% dos visitantes a classificou como ótima.
Em 2018, 67,3% das pessoas havia feito a mesma opinião. Os banheiros também foram bem avaliados: neste ano, 60% dos entrevistados classificaram como “ótimo”. Outro destaque foi a acessibilidade. 53,4% dos entrevistados deram nota máxima à questão. Em 2018, 33,5% das pessoas fizeram o mesmo.
Em 2019, os blumenauenses foram maioria na festa. A pesquisa mostrou que 51,2% do público deste ano mora na cidade. Em 2018, o índice foi de 30,3%. Dos turistas entrevistados, 95,9% querem voltar à cidade. Eles são em maioria de Santa Catarina (50,2%), seguidos de São Paulo (15,9%) e Paraná (11,5%).
O Oktober Karte novamente foi apreciado pelas pessoas. 95,4% dizem que o cartão facilitou as compras. O que comprova a eficiência do cartão frente aos tickets de papel. O Net Promoter Score é um termo técnico que determina o grau de lealdade e recomendações de uma marca. A Oktoberfest Blumenau atingiu a escala máxima, chamada perfeição, com 91,7% do público apresentando lealdade.
A pesquisa também mostrou que 53% das pessoas acharam justos os preços das bebidas, e 51% os de gastronomia e ingressos. Os desfiles da Oktoberfest Blumenau são um encanto à parte. A credibilidade da atração é tamanha que o público deu nota 9,5, sendo que o máximo seria 10.
Na ocasião também foi lançada a Campanha Oficial da 37ª Oktoberfest Blumenau, idealizada pelo arquiteto e artista plástico, Jean Tomedi. A arte reproduz o portal do Parque Vila Germânica, com traços leves e sucintos. O original foi feito em papel algodão e desenho em carvão.
Mín. 9° Máx. 20°