A cidade de Gaspar iniciou nesta segunda-feira (6) uma nova fase no serviço de coleta de lixo, com a entrada em operação da empresa MecaniCapina, vinculada ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). A mudança marca a reestruturação no modelo de coleta e destinação de resíduos na cidade. Segundo a Prefeitura, a expectativa é melhorar o serviço e solucionar problemas registrados com as coletas de lixo.
A partir de agora, a operação da coleta passa a ser realizada pela nova empresa dentro do sistema coordenado pelo consórcio. Embora o serviço seja executado pela MecaniCapina, o contrato do município é diretamente com o CIMVI, responsável pela gestão do modelo regional.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A mudança ocorre após o encerramento do contrato com a antiga prestadora, a Saay’s Soluções Ambientais, sem possibilidade de prorrogação. Antes da definição, o Samae realizou um levantamento técnico comparando os custos de uma nova licitação com a adesão ao consórcio. O estudo indicou média de mercado de R$ 296,37 por tonelada, enquanto a proposta do CIMVI ficou em R$ 297,00 por tonelada, considerada compatível.
O convênio contempla a coleta e transporte de resíduos orgânicos, recicláveis, rejeitos e volumosos, além da locação de contentores e fornecimento de embalagens para a coleta seletiva, por meio do programa Saco Amarelo.
Neste primeiro momento, não haverá mudanças nos dias, horários ou rotas da coleta, garantindo continuidade e previsibilidade para os moradores. O convênio tem validade de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.