
Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), lançou oficialmente nesta sexta-feira (27) a edição 2026 do programa Junho Verde. A solenidade, realizada na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (Amve), marcou o início do período de adesão para entidades que desejam compor a agenda ambiental da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O objetivo do programa é mobilizar a comunidade em torno da preservação e da sustentabilidade, em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Os interessados têm até o dia 12 de maio para cadastrar atividades com temática ecológica.
Podem inscrever ações presenciais ou virtuais:
Escolas e instituições de ensino;
Empresas e organizações não governamentais (ONGs);
Instituições públicas e coletivos locais.
As propostas podem variar entre workshops, atividades educativas, mostras culturais, mutirões de plantio, transmissões ao vivo e até competições esportivas focadas no meio ambiente.
O cadastro das atividades deve ser feito por meio de um formulário oficial disponibilizado pela Semmas. As iniciativas selecionadas passarão a integrar a agenda oficial do município, contando com divulgação nos canais da Prefeitura e de parceiros.
O Junho Verde foi instituído em Blumenau pela Lei Municipal 8.288/2016 e é organizado pela Diretoria de Educação Ambiental.
Mín. 16° Máx. 25°