
A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou, nesta quarta-feira (18), o balanço final da Operação Alegria 2026, que monitorou a segurança pública em todo o estado durante o feriadão de Carnaval. De acordo com os dados oficiais, Santa Catarina registrou uma queda de 22% no número de furtos e de 19% nos casos de roubo em comparação ao mesmo período de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Entre a sexta-feira (13) e a quarta de cinzas (18), o policiamento ostensivo resultou em 1.124 prisões, um aumento de 10% na produtividade policial em relação ao ano anterior.
Um dos destaques da operação foi o combate ao furto de aparelhos eletrônicos. Ao todo, a PM recuperou 312 celulares, que agora estão em processo de devolução aos donos via Polícia Civil. Além disso, as equipes retiraram de circulação:
97 armas de fogo;
120 kg de entorpecentes (incluindo maconha, cocaína e crack).
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, os resultados comprovam a eficácia da presença policial nos 295 municípios. "A Operação Alegria demonstrou eficiência na contenção de crimes graves e coroou o desfecho da Operação Estação Verão deste ano", afirmou.
O Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) também intensificou a fiscalização nas estradas, com foco especial na Lei Seca. Apesar do rigor, o número de sinistros de trânsito subiu de 93 para 104 ocorrências.
Vítimas: 44 acidentes registraram feridos e 60 apenas danos materiais.
Feridos: 51 pessoas ficaram feridas (número menor que as 76 registradas em 2025).
Mortes: Duas pessoas perderam a vida em rodovias estaduais durante o feriado.
No total, 171 veículos se envolveram em acidentes nas SCs ao longo dos cinco dias de operação.
Mín. 22° Máx. 33°