
Gaspar, no Vale do Itajaí, iniciou a entrega dos cerca de 28 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. Além do envio físico pelos Correios, os moradores já podem acessar as guias de forma on-line pelo site oficial do município ou pelo aplicativo APP Cidadão.
Para este ano, o imposto teve um reajuste de 4,46%, baseado no IPCA acumulado até novembro de 2025. A estimativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar aproximadamente R$ 20 milhões, que serão revertidos em serviços públicos e manutenção da cidade.
O contribuinte pode reduzir o valor do imposto combinando dois benefícios:
Somados, os descontos podem chegar a 10% do valor total. Para quem preferir o parcelamento, o imposto poderá ser pago em até cinco vezes bimestrais.
O prazo para solicitar isenção ou descontos termina no dia 20 de março de 2026. Têm direito ao benefício:
Aposentados e Pensionistas: Com renda familiar de até dois salários mínimos, único imóvel com área construída de até 120 m² e terreno de até 500 m².
Produtores Rurais: Proprietários com produção agrícola ou agropecuária ativa.
Áreas de Preservação (APP): Imóveis com Mata Nativa podem receber descontos de até 70%, dependendo da extensão preservada.
Os pedidos devem ser protocolados presencialmente no "Atende Fácil", localizado no Paço Municipal, com a documentação comprobatória (RG, CPF, comprovante de renda e matrícula do imóvel).
Em caso de dúvidas, a prefeitura disponibiliza os seguintes contatos:
WhatsApp: (47) 3331-6387
Telefone: (47) 3091-2000 (Ramal 2256)
E-mail: cobranca@gaspar.sc.gov.br
Mín. 21° Máx. 34°