
Santa Catarina entra em uma semana marcada por calor intenso, típico do verão, que favorece a formação de temporais isolados em várias regiões do estado. As temperaturas sobem bastante durante as tardes e permanecem altas à noite, com sensação de abafamento e máximas próximas de 35°C.
No início da semana, até terça-feira (10), o calor será mais forte no Grande Oeste, onde os termômetros podem variar entre 32°C e 35°C. Nas demais regiões, do Meio-Oeste aos Planaltos e ao Litoral, as máximas ficam entre 27°C e 32°C. Os temporais acontecem de forma pontual, principalmente no fim da tarde e à noite, com maior intensidade no Litoral Sul e na região serrana da Grande Florianópolis. Podem ocorrer raios, chuva forte em pouco tempo e rajadas de vento.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
De quarta (11) a quinta-feira (12), a onda de calor se espalha por todo o estado, com máximas entre 33°C e 36°C, podendo atingir 37°C a 38°C em áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. A combinação de altas temperaturas e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
A partir de sexta-feira (13), a chegada de uma frente fria aumenta o risco de temporais em todas as regiões, principalmente entre os Planaltos e o Litoral. Nessas condições, podem ocorrer chuvas intensas, raios e ventos fortes, enquanto as temperaturas permanecem elevadas, próximas ou acima de 35°C.
Nos primeiros dias de Carnaval, a instabilidade continua. No sábado (14) e domingo (15), temporais típicos de verão são esperados à tarde e à noite, podendo vir acompanhados de raios, chuva forte, rajadas de vento e eventual granizo. As regiões mais afetadas devem ser os Planaltos e o Litoral, devido à passagem da frente fria pelo mar.
O sistema ajuda a reduzir um pouco as temperaturas nos Planaltos, no Vale do Itajaí e no Litoral, enquanto no Grande Oeste o calor permanece, com máximas em torno de 30°C.
Procure abrigo seguro durante temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Evite se expor a ventos fortes e mantenha distância de árvores, placas, muros e postes de energia.
Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.
Hidrate-se e evite o sol nos horários mais quentes.
Redobre a atenção com crianças, idosos e animais de estimação.
Mín. 21° Máx. 32°