
Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), de Blumenau, inicia a oferta do implante subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon, na rede pública de saúde.
O programa segue diretrizes de saúde pública e, neste primeiro momento, atenderá mulheres e adolescentes de 14 a 49 anos, com prioridade para grupos em situação de vulnerabilidade.
O acesso ao método acontece a partir de uma consulta de planejamento familiar com médico ou enfermeiro nas unidades de saúde (AGFs e ESFs), funcionando como uma porta de entrada do atendimento.
Após a orientação profissional e a indicação clínica, a mulher é encaminhada ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O Implanon é considerado um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, oferecendo proteção por até três anos, sem necessidade de intervenções nesse período.
Segundo o Ministério da Saúde, após a remoção do implante, que deve ocorrer ao final do período de ação, a fertilidade retorna rapidamente, e um novo dispositivo pode ser inserido.
Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados no site da Prefeitura de Blumenau, através deste link.
Mín. 21° Máx. 32°