
O primeiro mutirão de 2026 para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e implante subdérmico (Implanon), em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, atendeu 72 pacientes neste sábado (7). A ação, promovida pela Secretaria de Saúde da cidade, aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Barra e contemplou adolescentes e mulheres adultas.
Ao longo do dia, das 8h às 17h, foram realizadas 28 inserções de DIU e 44 de Implanon. No final do procedimento, as pacientes receberam um kit com medicamentos para dor e anti-inflamatório, evitando a necessidade de deslocamento até farmácias.
Neste ano, o mutirão funciona de forma mensal, passando por diferentes bairros do município.
O bairro Barra foi o primeiro a receber a iniciativa em 2026 e já tem novo mutirão agendado para o dia 28 de fevereiro. Os mutirões previstos para o mês de março, acontecem na UBS do bairro Vila Real, nos dias 14 e 28.
De acordo com a enfermeira Priscila Pimentel Costa, do Departamento Técnico Assistencial (Data), a expectativa é de que, com a realização de dois mutirões por mês, sejam feitas mais de 1,2 mil inserções ao longo do ano, além das realizadas durante a rotina semanal nas UBSs.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os atendimentos são destinados a pacientes previamente agendadas. As interessadas devem solicitar o agendamento presencialmente na UBS de referência ou pelo telefone (47) 9982-1998, com cadastro ativo e atualizado.
O DIU de cobre, fornecido pelo Ministério da Saúde, é destinado a jovens e mulheres a partir dos 16 anos. Já o Implanon é oferecido para adolescentes de 12 a 18 anos, com recursos próprios da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Somente em 2025, o município contabilizou 692 inserções de DIU e 288 implantes subdérmicos (Implanon).
Mín. 19° Máx. 27°