
A coleta de resíduos volumosos em Gaspar, no Vale do Itajaí, já tem data para voltar a acontecer. A partir de fevereiro, o Samae retoma o serviço no município e divulgou o cronograma previsto para 2026, que contempla todos os bairros ao longo do ano.
O atendimento ocorre duas vezes por semana em cada região da cidade, sempre às terças e quintas-feiras, com até 20 coletas por dia. O primeiro roteiro do mês inclui os bairros Poço Grande, Sete de Setembro e a Rua Itajaí.
A coleta de volumosos é destinada a materiais de grande porte que não são recolhidos pelo caminhão da coleta convencional, como sofás, móveis, colchões e itens semelhantes. Para utilizar o serviço, é necessário realizar o agendamento prévio pelo WhatsApp do Samae, no número (47) 99286-6268. A orientação é para que os moradores deixem os materiais em frente às residências apenas no dia programado para a coleta no bairro.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Alguns resíduos não fazem parte desse serviço. Entulhos de construção civil, eletrodomésticos, pneus, eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias devem ser descartados diretamente no Ecoponto, localizado no bairro Santa Terezinha, junto à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
O Samae também oferece à comunidade o serviço de Ecodescarte, que garante a destinação adequada de resíduos volumosos de madeira, como mobílias. O pedido de recolhimento pode ser feito pelo WhatsApp da Diretoria de Resíduos Sólidos, no mesmo número, ou presencialmente, durante o horário de atendimento, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O cronograma pode ser acessado no site do Samae de Gaspar.
Mín. 20° Máx. 34°