A semana será típica de verão em Santa Catarina, com temperaturas elevadas, sensação de abafamento e ocorrência frequente de temporais, principalmente entre a tarde e a noite. Nos primeiros dias, as instabilidades atuam com mais intensidade entre o Meio-Oeste e o Litoral, mas a partir desta quinta-feira (15) o risco de temporais se estende para todas as regiões do estado.
O calor predomina até sexta-feira (16). No Litoral e no Vale do Itajaí, as temperaturas mínimas variam entre 19°C e 24°C, enquanto as máximas ultrapassam os 30°C no Oeste, no Vale do Itajaí e em áreas litorâneas.
Nesta segunda-feira (12), a combinação de calor e alta umidade favorece temporais com chuva intensa em pontos isolados, sobretudo no Leste e no Norte catarinense. O Litoral Norte, parte do Planalto Norte e o Médio e Baixo Vale do Itajaí apresentam maior risco para alagamentos e enxurradas, além de rajadas de vento e queda localizada de granizo.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na terça-feira (13), a condição para temporais isolados persiste entre o Meio-Oeste e o Litoral, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e granizo ocasional.
Entre quarta-feira (14) e quinta-feira (15), as instabilidades ganham força e se espalham por todo o estado. No Litoral, a circulação marítima favorece períodos de chuva persistente, especialmente durante a madrugada, podendo ocorrer com intensidade moderada a forte.
Na sexta-feira (16), a passagem de uma nova frente fria volta a intensificar a instabilidade, com temporais isolados em todas as regiões, chuva intensa em curto período e risco de vendavais e granizo.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar diariamente os avisos meteorológicos, já que as condições do tempo podem mudar rapidamente.
Orientações da Defesa Civil:
-
Procure abrigo seguro durante temporais, longe de janelas e objetos soltos.
-
Evite circular ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes em caso de ventos fortes.
-
Não atravesse ruas alagadas nem pontes e passagens submersas durante chuvas intensas.

