
Uma ação simples tem contribuído para tornar mais leve a rotina de crianças em tratamento contra o câncer no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. A distribuição de picolés oferece conforto e ajuda a amenizar desconfortos causados pelos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, além de proporcionar momentos de acolhimento durante a internação.
Em períodos de calor, o alimento gelado ganha ainda mais importância para os pacientes pediátricos. Crianças em tratamento oncológico frequentemente enfrentam a mucosite, uma inflamação da mucosa oral que provoca dor, feridas na boca e dificuldade para se alimentar. Pensando nisso, o hospital realizou, nesta quinta-feira (8), a entrega de picolés como parte do cuidado nutricional e humanizado.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A nutricionista Ana Cristina Fernandes explica que o consumo de alimentos gelados está relacionado à crioterapia oral, técnica utilizada para auxiliar na redução da inflamação da mucosa e no alívio da dor provocada pela mucosite.
Segundo a profissional, além das lesões bucais, sintomas como náuseas, vômitos e boca seca são comuns durante o tratamento, tornando a alimentação um desafio.
Mín. 18° Máx. 29°