
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a animais e posse ilegal de arma de fogo nesta quinta-feira (8), em Blumenau. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, através do Departamento de Investigações Criminais (DIC) e da Delegacia de Proteção Animal (DPA), em operação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas).
Durante a fiscalização em um imóvel, os policiais encontraram 12 cães em condições precárias, entre eles, uma fêmea que estava tendo filhotes.
"Quando chegamos no local, verificamos a fêmea com os filhotes tentando se abrigar da chuva. Diante da necessidade urgente, a Polícia Civil entrou no local junto com a nossa equipe, e conseguimos resgatar os filhotes naquele momento", conta Carlos Sansão, médico veterinário do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (CEPREAD), e que atuou no resgate dos animais.
Segundo a Polícia Civil, havia filhotes em meio à lama, sem abrigo adequado, sem acesso à água limpa, além de sinais de desnutrição e ferimentos pelo corpo. Dois filhotes foram encontrados mortos no local.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A Polícia Civil ainda resgatou 12 aves silvestres e 10 domésticas mantidas ilegalmente em cativeiro.
"As aves estavam todas em maus-tratos, com água podre, comida estragada e alguns machucados. Esses animais estão em quarentena, para, posteriormente, serem encaminhados aos órgãos competentes, onde será avaliada a possibilidade de reintrodução à natureza", detalha Carlos.
Enquanto realizavam as buscas, os policiais apreenderam no imóvel duas espingardas, além de munições de calibres 12, 36 e .22. Também foi encontrada carne de caça, que ainda será periciada.
O homem foi autuado pelos crimes de maus-tratos a cães, guarda ilegal de fauna silvestre e posse irregular de arma de fogo. Os animais resgatados foram encaminhados ao setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Blumenau, com apoio do Hospital Veterinário da FURB.
A operação levou cerca de 7 horas para ser concluída, desde o resgate dos animais, até a prisão do homem.
Mín. 18° Máx. 29°