18°C 29°C
Blumenau, SC

Bombeiros são acionados para incêndio em casa, mas ocorrência era trote em Indaial

Duas viaturas e uma ambulância foram mobilizadas até o bairro Rio Morto após denúncia falsa.

08/01/2026 às 15h35 Atualizada em 08/01/2026 às 19h11
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Vídeo
Foto: Reprodução/Vídeo

Os Bombeiros Voluntários de Indaial foram acionados na tarde desta quinta-feira (8) para atender uma suposta ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Rio Morto. No entanto, ao chegarem ao local, a equipe constatou que não havia fogo e nem casa, apenas um pequeno foco de queima em lixo em um terreno baldio, caracterizando um trote.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Evandro Vinotti, a corporação deslocou uma grande estrutura para a ocorrência. Dois caminhões de combate a incêndio e uma ambulância foram enviados para o endereço informado, mobilizando equipes e recursos que poderiam estar atendendo situações reais.

Vinotti explicou que esse tipo de atitude coloca o serviço de socorro em risco, pois durante o atendimento de uma falsa ocorrência, outra emergência verdadeira pode deixar de ser atendida.

"A gente coloca o serviço de socorro em cheque, porque podemos estar deixando de atender uma situação importante para ir a uma que não é verdadeira", alertou o comandante.

✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp

Além do desperdício de tempo e de recursos públicos, os trotes também comprometem a segurança da população e dos próprios socorristas, que se deslocam com urgência, muitas vezes em alta velocidade, acreditando estar diante de uma situação grave.

A corporação pede que a população utilize os canais de emergência com responsabilidade, garantindo que quem realmente precisa de ajuda seja atendido rapidamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários