
O programa estadual PET Levado a Sério deve ganhar uma nova fase em Rio do Sul, no Alto Vale, no início de 2026. A Prefeitura irá abrir credenciamento para clínicas veterinárias interessadas em realizar castrações de cães e gatos, com recursos de cerca de R$ 311 mil. Os detalhes sobre critérios de seleção e modalidades de atendimento ainda estão sendo definidos.
Em 2025, o Departamento de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Agricultura, intermediou 1.122 procedimentos de castração, sendo 285 realizados em mutirões e 837 em parceria com a Associação de Animais Desamparados (APAD). A iniciativa contribuiu significativamente para o controle populacional e o fortalecimento de ações preventivas na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Além das castrações, o departamento também atua no atendimento a denúncias de maus-tratos. Entre março e dezembro do ano passado, foram registradas 210 denúncias, que, quando necessário, resultaram em visitas técnicas e encaminhamentos veterinários, garantindo avaliação e cuidado adequados para os animais.
O trabalho é desenvolvido em parceria com a APAD, com apoio de forças de segurança e outros departamentos da Prefeitura, formando uma rede de proteção e cuidado com os animais do município. Denúncias e informações sobre casos de maus-tratos podem ser feitas pelo WhatsApp do Departamento de Bem-Estar Animal: (47) 3531-1146.
Mín. 18° Máx. 29°