
Entre a tarde e a noite desta quarta-feira (31), último dia de 2025, e ao longo da quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, Santa Catarina deve registrar temporais típicos de verão, conforme indica a previsão da Defesa Civil. A combinação entre calor, umidade e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de chuva intensa em curto período, acompanhada de raios e rajadas de vento.
O risco é considerado de moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. Os temporais devem começar ainda no início da tarde, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul. Nas demais regiões, a chuva deve acontecer de forma mais isolada, mas ainda com potencial para transtornos pontuais.
Apesar dos alertas ao longo do dia, no horário da virada do ano não há risco de fortes temporais. A previsão indica apenas chuva fraca e isolada, com vento de baixa intensidade, abaixo de 10 km/h. Os temporais tendem a perder força próximo à meia-noite.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Diante do cenário, o governador Jorginho Mello (PL) reforçou, através das redes sociais, o alerta à população.
“Não é recomendado que você circule de carro. Vai acumular água, vai trazer transtorno no trânsito e você correrá riscos. Muito importante também, é não deixar lixo na rua, porque a água leva e entope os bueiros”, destacou.
A Defesa Civil orienta que a população evite atravessar áreas alagadas, não permaneça em locais com histórico de enxurradas e fique atenta a sinais de risco, como elevação rápida do nível da água, postes inclinados e árvores com possibilidade de queda.
Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
Mín. 22° Máx. 30°