
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a população devido à passagem de uma frente fria pelo estado nesta última semana da primavera. Os temporais começam a se intensificar nesta segunda-feira (15) e seguem até terça-feira (16), podendo provocar chuvas fortes, raios, rajadas de vento e ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores.
As áreas mais afetadas serão o Oeste e o Extremo Oeste, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, onde o risco é considerado alto. No Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí, os temporais também podem ser intensos a partir do fim da tarde desta segunda. Já no Alto Vale do Itajaí e Norte catarinense, as instabilidades tendem a ser mais fracas, concentrando-se entre a tarde e a noite de terça-feira.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O alerta da Defesa Civil classifica o risco como alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, considerando possíveis destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Após a passagem da frente fria, a tendência é de melhora gradual do tempo, com predomínio de sol e temperaturas máximas próximas de 30°C em todas as regiões. Entretanto, ventos de quadrante sul soprarão com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 70 km/h, especialmente no Litoral. A população deve continuar atenta a possíveis impactos, como queda de objetos e estruturas frágeis.
Evitar permanecer em áreas abertas, próximas a árvores, postes e placas durante rajadas de vento;
Não realizar atividades de navegação, pesca ou esportes ao ar livre;
Procurar abrigo seguro em caso de intensificação dos ventos;
Acompanhar diariamente os avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil em seu site e redes sociais.
Mín. 18° Máx. 30°