
A Secretaria Municipal de Saúde de Timbó anunciou alterações no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o recesso de fim de ano. Entre os dias 15 de dezembro e 11 de janeiro de 2026, o atendimento será reorganizado com horários diferenciados e fechamento temporário de algumas unidades, em sistema de rodízio, para adequação das equipes em período de férias.
Durante o recesso, terão prioridade atendimentos que não podem ser adiados, como curativos, aplicação de medicações, retirada de pontos, testes do pezinho e vacinação. As unidades que permanecerem abertas também irão concentrar o atendimento médico de gestantes, com consultas previamente agendadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Gestantes a partir da 28ª semana de gestação seguirão com o pré-natal assegurado, assim como o acompanhamento no pós-parto. Estão garantidos, nesse período, os atendimentos para o teste do pezinho, consulta puerperal e avaliação do recém-nascido, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria orienta que demandas eletivas, como consultas clínicas de rotina, pedidos de exames e receitas médicas sem urgência, sejam deixadas para após o retorno das atividades normais. Casos de urgência e emergência continuam sendo atendidos normalmente pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbó, que funciona 24 horas por dia, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo telefone 192.
Na primeira etapa do recesso, entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2025, estarão temporariamente fechadas as UBSs Araponguinhas, Tiroleses, Nações e Vila Germer. Nesse intervalo, os pacientes dessas unidades deverão buscar atendimento em unidades de referência definidas pela Secretaria de Saúde.
Já no período de 5 a 9 de janeiro de 2026, será a vez das UBSs Estados, Coletiva, Dona Clara, Capitais, Pomeranos e Padre Martinho Stein suspenderem o atendimento. Os usuários dessas unidades também contarão com UBSs de referência para dar continuidade aos serviços essenciais.
Em dias específicos do fim de ano, 22, 23, 26, 29 e 30 de dezembro de 2025, além de 2 de janeiro de 2026, o atendimento será concentrado nas UBSs Araponguinhas e Nações, em regime de plantão, das 7h às 13h.
Além disso, nos dias 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, setores estratégicos da saúde municipal, como CAPS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Policlínica e Farmácia Central, também funcionarão em horário reduzido, das 7h às 13h.
Com o encerramento do recesso e a retomada das atividades regulares, os pacientes serão novamente direcionados às suas unidades de origem para continuidade do acompanhamento.
Mín. 18° Máx. 30°