
O comércio varejista de Santa Catarina teve crescimento de 5,8% entre janeiro e outubro de 2025, segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (12). O desempenho foi puxado principalmente pelo setor de artigos de uso pessoal e doméstico, que avançou 10,9%, e pelos supermercados e hipermercados, que cresceram 7,4%.
O resultado supera em mais de três vezes a média nacional, que registrou aumento de apenas 1,5% no mesmo período. Entre os estados brasileiros, Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Amapá (7,7%), e à frente da Paraíba (5,1%). Os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná tiveram crescimento mais modesto, de 2,8% e 2,4%, respectivamente.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Além dos segmentos que puxaram a alta, outros setores também apresentaram crescimento: artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (4,7%), livros, revistas e papelaria (4,6%), combustíveis e lubrificantes (4%), tecidos, vestuário e calçados (3,2%) e equipamentos e materiais para escritório (0,5%). Por outro lado, móveis (-3,2%) e eletrodomésticos (-3,4%) registraram queda nas vendas.
Mín. 18° Máx. 30°