
A Prefeitura de Navegantes, no Litoral Norte, e a Polícia Civil desarticularam um canil clandestino que funcionava dentro de uma residência no bairro Meia Praia. No local, 19 cães da raça Jack Russell Terrier Australiano foram encontrados em condições consideradas extremamente precárias. A operação ocorreu na tarde de quarta-feira (10) após denúncias feitas à Polícia Civil e à Secretaria de Proteção Animal.
Os animais estavam confinados em um espaço fechado, com temperatura muito alta e sem qualquer condição adequada de bem-estar. O canil também não possuía licenças obrigatórias, descumpria normas sanitárias e não tinha responsável técnico.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os cães foram encaminhados ao Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), onde passaram por avaliação veterinária. Eles devem ser enviados para lares temporários, enquanto o caso segue na Justiça.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar os responsáveis pelo canil. Quem for identificado como proprietário ou responsável pela criação poderá responder por crimes previstos na legislação de proteção animal.
A operação envolveu equipes das secretarias de Proteção e Cuidado Animal, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Econômico, Receita, Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação (Seplan) e também do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).
Mín. 18° Máx. 30°