
Um homem de 33 anos foi preso em flagrante por maus-tratos contra animais nesta terça-feira (10), em Blumenau. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção Animal da DIC, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A operação foi desencadeada após denúncias sobre uma criação clandestina de cães da raça pit bull no bairro Velha Central. No local, os agentes encontraram uma cadela em estado de extrema desnutrição, infestada de pulgas e amamentando seis filhotes.
Segundo avaliação veterinária, o animal apresentava lesões de pele e mastite, inflamação nas glândulas mamárias que provoca dor intensa em fêmeas lactantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, os cães estavam mantidos em condições inadequadas, sem alimentação adequada e com acesso apenas a água extremamente suja.
A cadela e os seis filhotes foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Proteção e Bem-Estar Animal (Cepread), onde receberam atendimento veterinário de urgência.
O tutor foi levado à Delegacia de Proteção Animal e autuado pelo crime previsto no artigo 32, §1º-A da Lei 9.605/98, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais.
A Delegacia reforçou a importância de denúncias da população para identificar casos de maus-tratos. As informações podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo site da Polícia Civil.
Mín. 18° Máx. 29°