
Uma falha no sistema de bombeamento do dique da Santa Clara, em meio à trovoada registrada na tarde desta terça-feira (9), provocou um curto período de alagamento na região. Segundo a Defesa Civil, a primeira bomba entrou em operação automaticamente, mas, no momento em que a segunda deveria ser acionada, houve queda de energia. O gerador, que deveria assumir o funcionamento de forma automática, não entrou em operação.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Sem o expurgo imediato da água, o volume acumulado chegou a atingir a rua, gerando transtorno e insatisfação entre moradores. O problema foi contornado após a chegada de um técnico, que acionou o gerador manualmente e normalizou o sistema. Foi o que disse o Secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, em entrevista ao comunicador Alexandre José, durante o Giro Massa.
Uma reunião com a equipe técnica e com a empresa responsável pela manutenção já foi marcada para esta quarta-feira, com o objetivo de identificar o motivo da falha e evitar novas ocorrências.
A prefeitura informou ainda que uma bomba reserva, já instalada, ainda não entrou em operação porque depende da conclusão de testes e entrega formal pela empresa responsável. Após liberação, ela deverá funcionar como equipamento de apoio em situações emergenciais.
Mín. 18° Máx. 29°