
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para condições de tempo instável entre as tardes e noites desta segunda-feira (1º) e terça-feira (2). O órgão prevê temporais acompanhados de granizo, rajadas de vento e chuva localmente intensa em todas as regiões do estado. O risco para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais é considerado moderado a alto.
Nesta segunda-feira, a formação de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul, mantém o cenário propício para tempestades isoladas em Santa Catarina. Os primeiros núcleos de instabilidade atingem o Grande Oeste e, ao longo do dia, se espalham para as demais regiões.
A Defesa Civil destaca que, embora o risco seja generalizado, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí têm maior probabilidade de registrar granizo e vendavais localizados, especialmente entre a tarde e a noite.
Na terça-feira, as áreas de baixa pressão se deslocam para o mar, mas ainda mantêm as condições para a formação de temporais. Os fenômenos devem ser mais intensos entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Nas demais regiões, os temporais podem ocorrer entre a madrugada e a tarde, de forma localizada, mas com potencial para intensidade elevada.
A Defesa Civil reforça cuidados importantes para evitar acidentes durante a passagem das tempestades:
Buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se proteger próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
Durante chuva intensa e alagamentos, não atravessar áreas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
O órgão continuará monitorando as condições e pode emitir novos alertas ao longo do período.
Mín. 20° Máx. 34°