
A administração do Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, vai passar oficialmente para o Governo de Santa Catarina em dezembro. A assinatura que formaliza a transferência está marcada para esta terça-feira (2), às 16h30, na sede da Prefeitura de Balneário Camboriú. A partir da próxima semana, dia 8 de dezembro, após a conclusão dos trâmites municipais, a OSC Viva Rio assume a gestão da unidade.
A data foi confirmada após uma reunião realizada na última sexta-feira (28), onde representantes do município e do Estado alinharam os últimos detalhes da mudança administrativa. O encontro contou com a presença da prefeita Juliana Pavan (PSD), da secretária adjunta de Estado da Saúde Cristina Pires Pauluci, do superintendente de estadualização Leocádio Giacomello, além de técnicos das duas esferas.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O processo de estadualização começou em junho, quando prefeitura e governo estadual firmaram um Protocolo de Intenções para iniciar a mudança na gestão. Desde então, várias etapas legais foram concluídas, incluindo a aprovação da lei, que autorizou Balneário Camboriú a transferir oficialmente a estrutura e os serviços para o Estado. A Assembleia Legislativa também aprovou a legislação necessária para que o governo pudesse receber o hospital.
Para acompanhar o processo, o Município instituiu um Comitê Extraordinário dedicado a monitorar e dar transparência a cada fase da transição. O grupo é presidido por Paulo Roberto Maurici, do Observatório Social.
Nas últimas semanas, o Estado iniciou o inventário dos bens do hospital, etapa que inclui identificação e registro de todos os itens que passarão a integrar o patrimônio estadual, consolidando mais um avanço na mudança de gestão.
Mín. 18° Máx. 30°