
O ex-prefeito de Blumenau e atual secretário de Estado da Defesa Civil, Mário Hildebrandt (PL), foi intimado a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto, na Câmara dos Vereadores. A decisão ocorreu após votação apertada na manhã desta terça-feira (18), no plenário.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Hildebrandt, que administrou a cidade, deverá comparecer à próxima reunião da CPI, marcada para terça-feira, dia 25 de novembro.
A votação para a convocação do ex-prefeito foi marcada pelo equilíbrio. O placar inicial de 2 a 2 exigiu um voto de desempate, proferido pelo vereador presidente da Comissão, Diego Nasato (Novo), que votou pela convocação:
Voto Sim (pela convocação): Flavinho (PL) e Bruno Cunha (Cidadania).
Voto Não (contra a convocação): Egídio Beckhauser (Repúblicanos) e Marcelo Lanzarin (PP).
Voto de Desempate (pela convocação): Diego Nasato (Novo).
Mário Hildebrandt é o terceiro ex-prefeito a ser convocado a depor na CPI. Anteriormente, já prestaram depoimento Jean Paulo Kleinubing e Napoleão Bernardes.
A CPI do Esgoto de Blumenau foi instalada em julho de 2025 com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão do serviço de esgoto para a iniciativa privada. A comissão foca na análise do cumprimento do contrato, legalidade de reajustes tarifários, aditivos contratuais e a evolução da cobertura da rede de esgoto no município.
A reunião desta terça-feira (18) contou também com a realização de uma audiência com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que compareceram ao plenário às 10h.
Foram convocados Orivaldo Oliveira Filho, superintendente estadual substituto da Funasa em Santa Catarina, e Romeu Francisco Gadotti, técnico da autarquia.
O foco da audiência foi detalhar a atuação da Funasa no município e esclarecer a aplicação dos recursos federais destinados à rede coletora de esgoto. Os representantes foram questionados sobre os repasses do Convênio nº 2332/2005 e as possíveis dificuldades que afetaram a execução das obras de saneamento em Blumenau.
Mín. 16° Máx. 27°