Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

O início desta semana em Santa Catarina será marcado por tempo instável, com pancadas de chuva e temporais isolados em diversas regiões, devido à atuação de áreas de baixa pressão. De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas permanecem elevadas nos primeiros dias, mas a chegada de um ciclone extratropical em alto mar a partir de sexta-feira (7) deve provocar mudanças significativas no clima, com ventos intensos, agitação marítima e risco de ressaca no fim de semana.
As chuvas começaram nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançam nesta segunda-feira (3) para o Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral. No Extremo Oeste e Oeste, a precipitação ocorre de forma mais isolada, intercalada por períodos de melhoria.
Entre terça (4) e quinta-feira (6), a instabilidade diminui, mas, com a combinação de calor e umidade, ainda há risco de temporais isolados durante as tardes e noites no interior do estado. No Litoral, a circulação marítima mantém condições para chuvas fracas e isoladas.
O vento de quadrante sul ganha força à medida que a baixa pressão se desloca para o mar, com rajadas entre 40 e 60 km/h, provocando agitação marítima, com ondas de sudeste entre 2,0 m e 3,0 m, especialmente entre as tardes de quarta (5) e quinta-feira.
As temperaturas permanecem elevadas no início da semana, com máximas entre 25°C e 28°C na maior parte do estado e próximas de 30°C no Oeste. Na quarta-feira (5), o calor se intensifica no Litoral, onde os termômetros podem alcançar 28°C a 34°C. A partir de quinta-feira, com o retorno das instabilidades, os termômetros tendem a cair gradualmente em todas as regiões.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A partir de sexta-feira, um novo sistema de baixa pressão e a formação do ciclone extratropical em alto mar devem intensificar a instabilidade, trazendo temporais, vendavais e agitação marítima. As chuvas começam no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a madrugada e manhã, avançando para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral Norte até o fim do dia.
No sábado (8), o ciclone deve intensificar os ventos do sul, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas de 70 a 90 km/h, principalmente no litoral e regiões próximas. O mar ficará muito agitado, com risco de ressaca: ondas de 2,5 a 3,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e até 2,5 m no Litoral Norte.
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.
Mais de 30 denúncias levam Procon a fechar auto center no bairro Itoupava Central
BR-101 terá bloqueio total no túnel do Morro do Boi para simulação de emergência
Motociclista morto em acidente na BR-470, em Blumenau, é identificado
Mín. 21° Máx. 32°