A rede municipal de ensino de Gaspar, no Vale do Itajaí, está passando por um processo de reorganização das bibliotecas escolares e espaços de leitura. A iniciativa da Secretaria de Educação busca ampliar o acesso aos livros, incentivar o hábito da leitura e melhorar o atendimento aos alunos da educação infantil e ensino fundamental.
Desde junho, dez agentes de biblioteca foram contratados, sendo dois efetivos e oito temporários. Os profissionais passaram a atuar em unidades escolares e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs). Com isso, bibliotecas antes desativadas foram reabertas, novos espaços foram criados e unidades que já contavam com acervo passaram a ter atendimento especializado.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Entre as escolas beneficiadas estão: EEB Luiz Franzoi, EEB Mário Pederneiras, EEB Prof. Rodolfo Gunther, Escola Profª Ana Lira, Olímpio Moretto e Aninha Pamplona Rosa. Nos CDIs, foram organizados ou criados espaços de leitura no Maria Salete, Natália dos Santos, Francisco Mastella, Thereza Beduschi, Mercedes Melato, Fátima Regina, Vovó Benta, Emília Theiss e Vovó Leonida.
A Biblioteca Pública Municipal também recebeu um mediador de leitura em abril, e a montagem de uma biblioteca na Praça CEU está em andamento, com apoio de doações da comunidade.
Os agentes de biblioteca atuam na organização dos acervos, empréstimo de livros, apoio aos professores e participação em projetos de leitura. Eles também recebem capacitação contínua e utilizam o sistema Pergamum, que permite o empréstimo online de obras.
Penúltima rodada: Blumenau Futsal perde para São José e segue sem vitórias na LNF 2025
Linhas de ônibus da região sul de Blumenau sofrem alterações; confira as mudanças
Mín. 19° Máx. 25°