
O processo de concessão do espaço conhecido como Biergarten, localizado na Praça Hercílio Luz, em Blumenau, deu um passo decisivo nesta semana. O projeto que autoriza a Prefeitura a conceder o uso do local à iniciativa privada foi aprovado nesta terça-feira (16) pela Câmara de Vereadores, viabilizando a próxima etapa: o lançamento do edital público.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, a concessão envolve uma série de trâmites internos entre secretarias, principalmente a de Desenvolvimento e Parcerias e a de Turismo, que será a gestora do contrato. Com a aprovação da chamada "lei autorizativa", o município conclui a parte administrativa necessária para abrir a seleção pública.
Balistieri explica que, agora, a Prefeitura trabalha para finalizar os ajustes e lançar o edital nos próximos 15 a 20 dias. O documento trará todas as diretrizes para os interessados, incluindo critérios técnicos, exigências e detalhes do uso do espaço. A empresa vencedora será aquela que atender às exigências do edital e apresentar a melhor proposta financeira.
A expectativa é de que o nome do novo responsável pela concessão seja conhecido ainda em 2025. Após a publicação do edital, o prazo estimado para envio de propostas será de aproximadamente 60 dias. Se não houver recursos ou questionamentos no processo, o contrato poderá ser oficializado ainda este ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O Biergarten é o primeiro de uma série de espaços públicos que a Prefeitura pretende conceder. O secretário adiantou que o próximo projeto em fase de estruturação é o da Prainha, cujo modelo de concessão deve ser finalizado nos próximos dois meses. Em seguida, será a vez do Frohsinn. A proposta é que os três projetos sejam pensados de forma complementar, garantindo que as futuras concessões se somem em atratividade turística e uso público.
De acordo com Balistieri, a concessão desses espaços tem como objetivo revitalizar e ampliar o aproveitamento dos equipamentos urbanos por meio de parcerias com a iniciativa privada, sem perder o foco na valorização do patrimônio público e na melhoria da experiência para moradores e visitantes.
O Biergarten, localizado no Centro Histórico de Blumenau, está desativado desde fevereiro de 2025, quando o restaurante Thapyoka, que operava no local, teve sua concessão encerrada pelo Poder Público e não renovada.
Desde então, o espaço enfrenta sinais de abandono. Em agosto deste ano, foram registrados atos de vandalismo, incluindo furto de fiação elétrica, vidros quebrados e acúmulo de sujeira. Diante da situação, a Prefeitura de Blumenau informou que adotou medidas para reforçar a segurança do local.
Por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o município destacou que a Polícia Militar intensificou as rondas na região e que o espaço já contava com um sistema de alarmes. Além disso, as portas do imóvel foram fechadas com estruturas de madeira como forma de proteção adicional.
Segundo a Prefeitura, essas ações seguem em vigor até a publicação de um novo edital, que permitirá a reativação do espaço com atividades permanentes.
Arte urbana vai colorir muro icônico da cidade e resgatar memória histórica
Maurício Cattani: Florada dos ipês pinta a paisagem urbana de Blumenau
Mín. 22° Máx. 36°