Blumenau iniciou nesta quarta-feira (17) uma ação voltada ao cuidado com animais em situação de rua. O projeto piloto, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, prevê a instalação de oito casinhas para cães comunitários em quatro terminais urbanos da cidade: Velha, Aterro, Fonte e Garcia. Segundo o município, a proposta é transformar a forma como a população enxerga e convive com esses animais, promovendo mais empatia, acolhimento e respeito.
A proposta é unir poder público e comunidade para oferecer cuidados e qualidade de vida a esses animais, sem que eles percam a liberdade. Ao permanecerem em seus territórios, com proteção e acompanhamento, os cães têm mais qualidade de vida e se tornam parte ativa daquele local.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os locais foram mapeados pela Diretoria de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal por serem pontos que concentram mais animais em vulnerabilidade. O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) fará o acompanhamento médico-veterinário, com vacinas, vermífugos, antipulgas e outros atendimentos que forem necessários. Os animais também serão castrados e microchipados, sendo monitorados pelo órgão.
Além da instalação das casinhas, a Prefeitura está trabalhando na revisão da Lei 1054, que instituiu o Código Municipal de Bem-Estar Animal. Entre as alterações previstas está a regulamentação dos cães comunitários, o que irá instituir a prática como política pública permanente em Blumenau.
Iniciativa do Legislativo
A instalação das casinhas é resultado de uma iniciativa prevista na lei que criou o Banco de Ração e Utensílios Pets, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS). O projeto de lei tem como objetivo incentivar ações de cuidado, proteção e bem-estar aos animais em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias com a iniciativa privada, poder público e a sociedade civil. A entrega das casinhas nos terminais é um dos desdobramentos dessa legislação, que busca promover políticas públicas mais sensíveis à causa animal em Blumenau.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Arte urbana vai colorir muro icônico da cidade e resgatar memória histórica
Maurício Cattani: Florada dos ipês pinta a paisagem urbana de Blumenau
