
Desativado desde fevereiro de 2025, o Biergarten, localizado no Centro Histórico de Blumenau, continua sem uma definição sobre seu futuro.
O espaço, que antes funcionava como restaurante, enfrenta agora problemas com vandalismo, como furto de fios, vidros quebrados e acúmulo de sujeira.
O restaurante Thapyoka, que operava no local, teve a concessão encerrada pelo poder público e não foi renovada. Agora, o Biergarten faz parte de um pacote de concessões que a Prefeitura de Blumenau prepara para a iniciativa privada, com foco em turismo, lazer e gastronomia.
Em junho, o secretário de desenvolvimento economico, Walfredo Balistieri, afirmou que o edital da concessão estava em fase final de elaboração.
"Em no máximo 60 dias nós temos a previsão de lançar o edital do Biergarten. Em agosto ou final de agosto esse edital já vai para a praça", disse.
Além do Biergarten, outras duas concessões estão previstas para este ano: a Prainha e o Frohsinn, que também integra o pacote de exploração por empresas privadas.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Nós entramos em contato com a prefeitura de Blumenau e pedimos uma reposta sobre a situação. O poder público se manifestou através de nota. Veja na íntegra:
Não houve mudanças no planejamento das concessões. O edital para a concessão do Biergarten está tramitando internamente e deve ser publicado em breve.
A concessão dos demais equipamentos seguir o planejamento da Sedec para os próximos meses, começando pela Prainha e depois o Frohsinn.
Sobre o caso de vandalismo e segurança do local, a Secretaria de Turismo e Lazer enviou a seguinte nota.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, informa que as rondas da Polícia Militar na região foram intensificadas e que o espaço conta com sistema de alarmes de segurança. Ressaltamos que até o momento, temos o conhecimento que houve um ato de vandalismo logo o fim do contrato com o antigo concessionário. A partir desse episódio, a Prefeitura adotou medidas adicionais de reforço, como o fechamento das portas com estruturas de madeira, ampliando a proteção do local. Essas medidas permanecem em vigor até a publicação do edital, quando o local voltará a ter atividades permanentes que contribuirão para a preservação e proteção do patrimônio.
Carro clonado com registro de furto é apreendido em Blumenau; motorista é preso
Motorista e passageira ficam feridos após batida entre carros em Gaspar
Defesa Civil alerta para temporais em Santa Catarina; veja mapa






Mín. 18° Máx. 30°