
A 12ª etapa da temporada 2025 da MotoGP aconteceu neste domingo (20), em Brno, na República Tcheca, e novamente teve o nome de Marc Márquez no topo. O espanhol venceu com autoridade a corrida principal e também a sprint no sábado, consolidando sua hegemonia na temporada e ampliando ainda mais a vantagem na liderança do campeonato.
Na corrida deste domingo, Márquez cruzou a linha de chegada com tempo de 40:04.628, à frente de Marco Bezzecchi e Pedro Acosta, que completaram o pódio. Francesco Bagnaia, que largou da pole na última etapa antes das férias de verão, terminou apenas na 4ª colocação.
Top 10 – GP da República Tcheca
1. Marc Márquez (ESP) – 25 pts
2. Marco Bezzecchi (ITA) – 20 pts
3. Pedro Acosta (ESP) – 16 pts
4. Francesco Bagnaia (ITA) – 13 pts
5. Raul Fernandez (ESP) – 11 pts
6. Fabio Quartararo (FRA) – 10 pts
7. Jorge Martín (ESP) – 9 pts
8. Brad Binder (AFS) – 8 pts
9. Pol Espargaró (ESP) – 7 pts
10. Jack Miller (AUS) – 6 pts
Classificação Atual – Campeonato de Pilotos
Marc Márquez dispara com 381 pontos, agora com 120 de vantagem sobre o vice-líder, seu irmão Álex Márquez, que caiu na prova deste domingo. Bagnaia fecha o top 3, seguido por Bezzecchi e Di Giannantonio. Confira os 10 primeiros colocados:
1. Marc Márquez – 381 pts
2. Álex Márquez – 261 pts
3. Francesco Bagnaia – 213 pts
4. Marco Bezzecchi – 156 pts
5. Fabio Di Giannantonio – 142 pts
6. Franco Morbidelli – 139 pts
7. Pedro Acosta – 124 pts
8. Johann Zarco – 109 pts
9. Fabio Quartararo – 102 pts
10. Fermín Aldeguer – 97 pts
Classificação de Construtores
Sem surpresas, a Ducati continua inalcançável, somando 430 pontos. A Aprilia vem em segundo com 187, seguida por KTM, Honda e Yamaha.
1. Ducati – 430 pts
2. Aprilia – 187 pts
3. KTM – 175 pts
4. Honda – 147 pts
5. Yamaha – 133 pts
Opinião – A supremacia de Márquez e os caminhos do grid
Marc Márquez é o dominador de mais uma temporada. Ruma firme e forte para o seu nono título mundial na carreira. Cinco anos após o acidente que o tirou das pistas e colocou sua carreira em dúvida, ele retorna mais maduro, técnico e ainda incrivelmente veloz. A Ducati lhe dá um equipamento à altura, e ele responde à altura.
Enquanto isso, seu irmão Álex Márquez – hoje segundo colocado no campeonato – caiu na corrida deste domingo. Um golpe duro para quem sonha em brigar por título, ainda mais vendo o irmão mais velho triunfar pela quinta vez consecutiva.
Outro que segue em baixa é Francesco Bagnaia. Depois de conquistar a pole na etapa anterior, ele mais uma vez ficou fora do pódio. Vai precisar usar bem as férias para reencontrar ritmo e consistência na segunda parte do ano.
A prova também marcou o retorno de Jorge Martín, atual campeão mundial, que pontuou pela Aprilia. Ainda longe do ritmo ideal, mas a performance mostra sinais de que ele pode ser peça chave no restante da temporada.
Moto2: Diogo Moreira abandona, mas segue nos radares da MotoGP
Na Moto2, o brasileiro Diogo Moreira infelizmente teve que abandonar a prova, mas segue muito bem cotado no paddock. Apesar de rumores sobre uma possível punição ainda pendente de confirmação, o jovem tem chamado a atenção das equipes da classe principal – e já se fala nos bastidores sobre uma antecipação de sua chegada à MotoGP. As férias podem ser um ponto de virada para o piloto brasileiro, que ainda sonha alto com um título para o Brasil.
Próxima etapa e programação no Brasil
A MotoGP retorna após as férias de verão e tem retorno programado no final de semana dos dias 17 a 19 de agosto com o GP da Austria, no veloz circuito o Red Bull Ring.
Nos vemos na próxima volta.
Bora acelerar, com Ronan Kietzer.
Mín. 18° Máx. 30°