Com 165 colaboradores, 40 representantes comerciais e presença em todo o território nacional, a Artico Indústria de Refrigeração chega aos 65 anos de história com motivos de sobra para comemorar. Em julho, a empresa celebra mais de seis décadas de atuação com a consolidação de sua presença internacional, o lançamento de produtos de última geração e o fortalecimento de um legado construído com base em tecnologia, excelência e sustentabilidade.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Fundada em Blumenau em 1960, a Artico tornou-se uma das maiores indústrias do setor no Sul do Brasil, reconhecida por fornecer soluções de refrigeração de alta performance para grandes redes como Burger King, Hospital Albert Einstein, Cacau Show, Resort Costão do Santinho, Alles Park, Decanter, Cooper, entre outros.
Em 2025, a empresa iniciou uma nova fase com resultados promissores e um portfólio alinhado às tendências globais de consumo, eficiência energética e sofisticação no design. A presidente da Artico, Christiane S. Buerger, destaca que após 65 anos, a empresa está pronta para crescer ainda mais. “Comemorar 65 anos é um marco imenso para nós. Olhamos para trás com orgulho de tudo que conquistamos, mas o que nos motiva realmente é o futuro. Estamos prontos para crescer ainda mais, principalmente no cenário internacional, com soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis”, ressalta.
No final de 2024, a Artico oficializou o início de suas operações de venda nos Estados Unidos, com foco na linha premium de adegas e cervejeiras. A expansão também se intensificou em países da América Latina e América do Norte, com crescimento expressivo nos canais de distribuição e reconhecimento da marca em novos mercados.
Ao mesmo tempo, a empresa vem fortalecendo sua participação em feiras e eventos estratégicos, como a Fispal, onde expõe desde a primeira edição, e a Prowine, que vai participar pela primeira vez em setembro. Essa é a maior feira de negócios para o setor vinícola, sendo um cenário ideal para apresentar as novas champanheiras e adegas personalizadas da marca.
Entre os lançamentos mais recentes, o Congelador New Slim tem se destacado como o mais tecnológico da categoria. Desenvolvido especialmente para indústrias de alimentos congelados e sorvetes, o equipamento une performance de refrigeração superior, design inteligente, baixo consumo energético e uma comunicação visual inovadora que valoriza a exposição dos produtos.
Adegas, cervejeiras e champanheiras, inclusive com personalização de acabamento, também entraram em cena em 2025, ampliando a presença da marca no segmento residencial de alto padrão. Pela primeira vez, a Artico será fornecedora oficial da Casa Cor Florianópolis, que começa em setembro. Além disso, firmou novas parcerias com nomes do setor de arquitetura e design, como a Haus Decor. "A ampliação do nosso portfólio para o mercado residencial foi uma estratégia que vimos crescer a cada ano. Nossos produtos premium têm sido cada vez mais procurados para atender à demanda de clientes exigentes que buscam sofisticação e eficiência”, afirmou a vice-presidente da empresa, Monica S. Meinicke.
Nova marca, mesmo DNA
Este ano também marcou um movimento importante de reposicionamento. Com um trabalho profundo de rebranding, a Artico apresentou ao mercado uma nova identidade visual, manifesto de marca e presença digital alinhada ao seu propósito: criar experiências de alta performance, feitas para durar, inspiradas na natureza e na sustentabilidade.
Esse movimento reflete o compromisso da empresa com a inovação e com a responsabilidade ambiental, pilares presentes desde sua fundação e que ganham ainda mais força com a busca pela certificação ISO 9001, hoje em fase final de implementação. A certificação é um marco importante para a padronização de processos, a melhoria contínua e o fortalecimento da cultura da qualidade em todas as áreas da organização. A vice-presidente Tânia S. Eschenbach ressalta que o rebranding não é apenas uma mudança estética, mas uma reafirmação dos valores da empresa. “Ao longo dos anos, a Artico sempre foi guiada pela inovação, pela sustentabilidade e pela ética. Agora, com a nova identidade, conseguimos transmitir essa visão de maneira mais clara para o mercado”, destaca.
Com novos produtos no mercado, consolidação internacional e processos ainda mais estruturados, a empresa projeta crescimento de 25% em 2025. Os números refletem uma estratégia construída com solidez, investimento em tecnologia, implementação de IA, E-commerce B2C e B2B, presença nos principais Marketplaces do mercado nacional e internacional e relacionamento próximo com clientes, arquitetos, chefs, distribuidores e indústrias alimentícias em todo o país.
A Artico Indústria de Refrigeração é uma empresa 100% brasileira, fundada em 1960, e sediada em Blumenau, pelos irmãos Hubert e Johannes Schildwachter. Esta trajetória dos 65 anos foi sustentada por uma equipe altamente capacitada, que preserva e valoriza a cultura organizacional e o legado dos fundadores. Ao longo dos anos, a empresa investe continuamente na formação e valorização do seu time de colaboradores. Cada colaborador atua como um guardião do legado deixado pelos fundadores, ao mesmo tempo em que impulsiona a empresa para o futuro. Hoje, já na terceira geração, atua no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de refrigeração comercial e industrial, como congeladores, câmaras frias, vitrines e soluções sob medida. Em 2023 lançou a sua Linha Home que incluí no portfólio cervejeiras, Adegas residenciais e também o desenvolvimento de projetos de Adega sob medida A empresa mantém laboratório de ensaios próprio, equipe de engenharia dedicada e uma cultura baseada em inovação, sustentabilidade e excelência. Seu portfólio atende tanto o mercado nacional quanto o internacional, com produtos reconhecidos por unir tecnologia de ponta, eficiência energética e sofisticação.
Mortes por doenças respiratórias crescem 21% em Rio do Sul no primeiro semestre de 2025
Mín. 13° Máx. 20°